19 maio Abertura das clínicas no período atual de crise
O período de quarentena trouxe muitas incertezas e preocupações para clínicas e todos os tipos de estabelecimentos de saúde.
Clínicas de todo o país estão atendendo seguindo as orientações de higiene dos órgãos responsáveis, ou fechadas e fazendo o uso da telemedicina.
A telemedicina é um recurso que foi aprovado pela Conselho Federal de Medicina e sancionado pela Lei 16.989/2020 para uso durante esse período de crise e tem sido um grande aliado para os profissionais de saúde.
Essa medida foi fundamental para que o atendimento continuasse sendo feito de forma segura e mantendo as pessoas em casa nesse período sem a necessidade de fechamento total de clínicas de diversas especialidades.
Existem pacientes que precisam de atenção constante de profissionais ou que estão com algum tipo de problema e necessitam do atendimento presencial. É claro que a falta do toque e do diagnóstico presencial interferem, mas a telemedicina é uma forma de manter o atendimento da melhor maneira possível no período de crise.
E mais. O atendimento presencial também pode ocorrer seguindo critérios de cada Estado e Município. Mas em sua maioria os Estados não estão considerando os atendimentos médicos como serviços essenciais, sendo, portanto, permitido o atendimento médico desde que observados alguns critérios de atendimento e preservação da saúde do paciente, do profissional médico e de seus colaboradores, devendo ser criado um protocolo padrão de atendimento amplamente divulgado, bem como o uso efetivo de equipamentos de proteção individual.
Contate-nos para mais esclarecimentos.